IDARIS MAPIÁ AMAZONIA

MAPIÁ

A Ecovila Céu do Mapiá, local onde preferencialmente o IDARIS sedia seus projetos, fica localizada próxima à divisa entre os estados do Amazonas e Acre, na Floresta Nacional (Flona) do Purus, Amazônia brasileira.  Fundada em 1983 pelo seringueiro, agricultor, grande conhecedor da floresta e líder espiritual Sebastião Mota de Melo, a comunidade intencional espiritualista surgiu com o objetivo de ser um local de desenvolvimento humano e espiritual. O sonho do Padrinho Sebastião foi formar uma comunidade para um novo tempo, um novo sistema de vida, justo, em harmonia e união, longe das cidades e nutrido pela floresta, tendo como objetivo primordial a busca de um relacionamento harmonizado do ser humano consigo mesmo, com seus semelhantes e com toda a Natureza.

Em 1988, o Governo Federal criou, de maneira sobreposta ao assentamento da comunidade, a Floresta Nacional do Purus, Unidade de Conservação de Uso sustentável, um território que abrange 256.000 hectares de floresta primária pouco alterada.  A Flona do Purus integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, desempenhando seu papel na proteção da biodiversidade, como parte do conjunto de Unidades de Conservação do País, e na promoção do uso sustentável dos recursos naturais.

Sob inspiração do Padrinho Sebastião, hoje o Céu do Mapiá, capital mundial do Santo Daime, reúne cerca de 600 pessoas, entre adultos e crianças. A população é constituída não só por pessoas com origem na região, mas também por moradores oriundos das grandes cidades brasileiras e de todo o mundo, formando um caldo cultural especialmente fecundo, que reúne pessoas e talentos unificados em torno de ideias e práticas de sustentabilidade.

Atualmente, sob liderança do seu filho e secretário Geral do IDARIS, Alfredo Gregório de Melo, e de sua viúva Rita Gregório (carinhosamente chamada de Madrinha Rita), a comunidade desenvolve alternativas experimentais e soluções para a atual crise ambiental, cultural e socioeconômica global. Devido ao seu isolamento geográfico e seu perfil, a Vila Céu do Mapiá demanda e favorece o desenvolvimento de um modelo de ocupação resiliente na Amazônia Brasileira.

Tucanos na árvore IDARIS MAPIÁ AMAZONIA

DOWNLOADS

PLANO DE MANEJO PURUS IDARIS MAPIÁ AMAZONIA

PLANO DE MANEJO
FLONA PURUS DIAGNÓSTICO

PLANO DE MANEJO PURUS IDARIS MAPIÁ AMAZONIA

PLANO DE MANEJO
FLONA PURUS PLANEJAMENTO