rede de
fortalecimento
da economia
Solidária
A Rede de Fortalecimento da Economia Solidária – REDE FORTES é uma iniciativa do IDARIS, com apoio do Programa AmaGaia, que desde 2019 busca apoiar o sonho original da comunidade Vila Céu do Mapiá, através do incentivo ao consumo e produção locais e regionais, e assim valorizar uma economia próspera e solidária para todos e todas.
CONTEXTUALIZAÇÃO
A Vila Céu do Mapiá nasce como uma proposta inovadora de uma comunidade espiritualista no interior da Floresta Amazônica, com um alto grau de isolamento das localidades urbanizadas mais próximas, num território com suficiente autonomia e independência para definir seu modelo de desenvolvimento e com pouca interferência do poder público.
A ideia original foi permanecer como uma população resguardada das novidades e das influências da sociedade urbanizada. Para viabilizar a sobrevivência dos moradores, a principal estratégia consistiu na produção da agricultura familiar e comunitária, extrativismo, pesca, caça e pequenas criações com uma dependência mínima de produtos externos (somente aqueles estritamente indispensáveis).
A partir da década de 1990, este modelo inicial, favorável ao desenvolvimento sustentável, foi gradualmente perdendo a força original, diretamente pressionado pelo processo de globalização que acontecia no planeta e que impactou não só a nossa comunidade como todas as iniciativas que de alguma forma promoviam modelos de vida alternativos ao sistema hegemônico.
A ESTRATÉGIA DA REDE SE RESUME EM TRÊS PONTOS PRINCIPAIS:
01
educação e sensibilização para a economia solidária
Aprender e ensinar uma economia que cuida do sonho da comunidade.
02
MICROCRÉDITO PRODUTIVO
Possibilidade de apoio à produção local através de pequenos empréstimos.
03
MOEDA SOCIAL
apoiar a soberania alimentar, a economia local regenerativa e o fortalecimento das trocas na comunidade com a moeda social local VERDE, que está em circulação desde dezembro de 2019.