A Amazônia, um dos ecossistemas mais ricos e importantes do mundo, enfrenta diversos desafios relacionados à preservação ambiental. Nessa matéria, vamos explorar a iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra (IDARIS), uma organização não governamental que atua na Amazônia.
A Amazônia continua sendo o maior espaço verde do mundo e a necessidade de sua preservação se torna maior a cada dia. Porém, muitas são as ameaças que rondam a floresta como a grilagem de terras, avanço do agronegócio, exploração ilegal de madeira e mineração.
Nesse contexto, as organizações não governamentais atuam suprindo as necessidades da região, atuando em parceria com governos e outras instituições de iniciativa privada através de responsabilidade sócio ambiental, em áreas como conservação ambiental, educação e pesquisa, desenvolvimento sustentável, proteção dos territórios indígenas, de comunidades tradicionais e da reversão da mudança climática.
O IDARIS atua há mais de 25 anos na elaboração e na implementação de projetos sustentáveis e regenerativos que promovam a saúde e o bem-estar da população da Vila Céu do Mapiá e comunidades do entorno.
No geral, a região da Vila Céu do Mapiá apresenta uma peculiar combinação de características ambientais únicas da Floresta Amazônica, aliadas a uma comunidade que busca viver em harmonia com a natureza e preservar sua cultura e tradições.
Por estas características do território, e da comunidade o IDARIS é a entidade estruturante de um modelo de desenvolvimento sustentável e regenerativo capaz de gerar novamente a essência que deu origem a um movimento de base comunitária, de inspiração espiritualista e de consciência ambientalista. Um modelo de desenvolvimento que tenha a vida natural e humana na sua centralidade.
Fundado em 1997, o instituto atuou nos últimos anos promovendo o fortalecimento da sustentabilidade da vida comunitária. A entidade, tem os principais objetivos na elaboração, planejamento, gestão e avaliação dos projetos locais.
O IDARIS está participando junto com o Instituto Nova Era (INE), Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá (AMVCM) e Cooperativa dos Produtores do Mapiá e médio Purus (Cooperar) na construção do espaço da Vila Reciclada. O terreno que irá abrigar a Sede do Movimento Saúde Ambiental. Um espaço de trocas de conhecimento, reaproveitamento, uso adequado do Solo, práticas sustentáveis, experimentações e muito mais.
Atualmente, o IDARIS está trabalhando na elaboração no seu plano de trabalho. A estrutura da diretoria vai mudar, sendo apontada a criação de uma diretoria executiva, que juntamente com toda a equipe fará a gestão dos recursos e atividades arrecadadas pelo instituto e buscando se aliar ao discurso de preservação da região amazônica de forma sustentável.
Comments